Cronograma Capilar - o que é?

23.1.17

Hello Awesome's!

Hoje o tema escolhido para vocês é cabelos, mas especificamente o que toca a cuidar deles. Quem é que sofre com cabelo seco? Com pontas espigadas? Com cabelo baço e quebradiço? Pois, infelizmente muitas de nós sofremos dessa "maldição" e é complicado "salvar" o nosso cabelo. Nos últimos meses, para evitar de "chegar a tesoura ao meu cabelo", tenho pesquisado imenso sobre cronogramas capilares e tenho experimentado vários esquemas, pelo que decidi trazer aquele que melhor resultou comigo e em que realmente senti diferenças positivas.

Resultado de imagem para hair  tumblr

O que é um Cronograma Capilar?

O cronograma capilar é uma espécie de agenda onde tu defines, de forma organizada, os cuidados que queres realizar no teu cabelo. Tem como objetivo oferecer ao cabelo tudo aquilo que ele necessita sem exageros, nem défices, de forma a manter os fios saudáveis e com ótimo aspeto.



É dividido em três pontos principais: 
  • Hidratação: Auxilia na reposição de água;
  • Reconstrução: Ajuda na reposição de queratina. Deve ser realizado poucas vezes porque em demasia causa a quebra dos fios;
  • Nutrição: Para repor óleos essenciais ao cabelo. Quem tiver o cabelo oleoso, como o fio já tem gordura natural suficiente, deve ter em atenção que este processo pode piorar a situação e, como tal, deve realizá-lo menos vezes.
O que acontece é que, a maior parte das pessoas pensa que, para ter um cabelo saudável e bonito é necessário apenas realizar hidratações (fazendo máscaras semanais, por exemplo). É totalmente errado! E é à conta de se pensar assim que, muitas vezes, as pessoas entram em stress porque fazem as hidratações direitinhas e o cabelo continua exatamente igual... Primeiro é fundamental entendermos o que é que o nosso cabelo está a precisar, e só depois é que estratificamos um cronograma adaptado às necessidades dos nossos fios.

E agora vocês perguntam: Como é que eu sei quais as necessidades do meu cabelo?
É super fácil! Basta fazerem assim:

Pegam num fio de cabelo e colocam num copo com água. Se afundar significa que necessita de reconstrução; se não afundar nem boiar ou se afundar muito lentamente, nutrição; se boiar, hidratação.

Depois de saberes qual o nível de porosidade do teu cabelo, e qual o tratamento principal que ele necessita, é hora de montares o teu cronograma. 

Aqui estão as minhas alternativas:

Estes tipos de cronogramas têm regras específicas que devem ser cumpridas:
  1. Há que lavar o cabelo 3 vezes por semana;
  2. Cada passo deve ter um intervalo de 48h;
  3. Não devem ser realizados dois processos no mesmo dia;
  4. Não devem saltar dias para não comprometer a qualidade da função do cronograma;
  5. Se notarem diferenças podem avançar no cronograma até atingirem o patamar de saudável; se não notarem diferenças devem permanecer no mesmo patamar e ir fazendo testes de porosidade para verificar se as necessidades do fio se alteram.

P.s.: Não há necessidade de gastarem montes de dinheiro em produtos só de reconstrução, nutrição e hidratação. Eu explico... Basta terem uma máscara de cada um dos processos. O vosso shampoo pode ser sempre o mesmo. Mas num próximo post falarei melhor sobre os produtos a utilizar. 


Resultado de imagem para hair products tumblr


NOTA: Quero deixar claro que esse é apenas um protótipo de cronograma capilar que resultou comigo! Não prometo que funcione com todas vocês... Como referi antes, experimentei vários até encontrar este em concreto. Volto a chamar à atenção que devem ter sempre em conta o teste da porosidade do vosso cabelo. Caso este esteja extremamente danificado o melhor remédio será mesmo a tesoura, porque o cronograma, infelizmente, não faz milagres! E, devem manter sempre uma boa hidratação oral que é um passo fundamental para manterem um cabelo saudável e bonito.

Já conheciam este método?
Beijinhos!

- Diii

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.