Como utilizar correctamente os medicamentos!

12.3.17

Hello Awesome's!

Hoje venho falar de medicamentos, mais especificamente de como os devemos tomar/utilizar corretamente. Quero também tentar desconstruir certos mitos, ou ideias erradas que possam existir acerca deste assunto.


O meu objetivo com este post é chamar à atenção para a importância de ingerir corretamente os medicamentos, de termos a perfeita noção de como estes podem afetar negativamente a nossa saúde se não tomados como deve de ser!


1. Onde devo guardar os medicamentos?




  • Os medicamentos devem ser guardados num local fresco e seco, para assim evitar o contacto com temperaturas demasiado elevadas, com a luz e com a humidade que podem alterar a estabilidade dos mesmos, bem como a sua fórmula. Como tal não é aconselhável guardar os medicamentos nem na cozinha, nem na casa de banho, como é usual (pois ficarão expostos a diferenças de temperatura e à presença de humidades). 
  • Devem estar fora do alcance das crianças e animais, para não acontecerem acidentes. O armário deve estar sempre fechado e dispor de abertura fácil (para o caso de existir alguma emergência).
  • O armário deve ser destinado única e exclusivamente aos medicamentos. Não deves misturá-los com produtos de limpeza, ou qualquer outros produtos tóxicos, nem com comidas, que possam por em causa o bom estado do produto.
  • Outro cuidado muito importante é: NÃO DEITAR AS CAIXAS DOS MEDICAMENTO AO LIXO! sim, escrevi bem grande para que entendam a importância que este ponto tem! É importante mantê-los na sua caixa original para assim ficarem identificados e bem acondicionados (mantendo a informação da validade, bem como do lote). Tanto a caixa como o folheto informativo devem ser guardados até o medicamento ou a validade deste terminar.
  • Deves verificar o armário onde os guardas a cada 6meses ou 12meses para verificares as datas de validade, bem como o bom estado de todos os medicamentos.
  • Todos aqueles que identificares como estando fora do prazo da validade, deteriorados ou que reparares que já não os vais utilizar mais, deves retirá-los do armário e entregá-los numa farmácia para serem devidamente destruídos. 
 2. O que devo verificar antes de tomar algum medicamento?

É importante que verifiques:

  • se é mesmo esse medicamento que tens de tomar perante a sintomatologia que tens (e perante a receita médica prescrita pelo teu médico com as devidas instruções!)
  • se o medicamento está na validade (muito importante!!)
  • a aparência do produto (por exemplo se for uma pomada para colocar na pele, ou um xarope que tenhas de tomar, é importante que verifiques se há alterações na cor, consistência ou até mesmo no cheiro).
  • Os efeitos secundários e adversos que podem advir da utilização do mesmo! 
3. Posso tomar medicamentos com sumo ou leite?


A resposta é claramente NÃO! Os medicamentos devem ser ingeridos sempre com água, para evitar interações entre o medicamento e o líquido que ingerirmos com ele. Por exemplo, se tomarmos um comprimido com leite, os componentes do leite podem interagir com os componentes do comprimido e alterar a sua ação ou até mesmo provocar uma sintomatologia que não está prevista acontecer! Como tal deve evitar-se ingerir comprimidos com leite, sumo ou chás. 

NOTA: Ingerir medicamentos a seco (ou seja, sem água) também não é aconselhável! Ao ingerir os comprimidos sem o "auxílio" da água pode fazer com que a medicação fique parcialmente retida no esófago, podendo haver irritação na mucosa em que o comprimido ficou "colado".

4. Posso partir os comprimidos em metades e tomar só uma parte?


NÃO! Os comprimidos vêm com uma dose exata e quando receitados, normalmente é para se tomar 1 comprimido inteiro, se isso não acontecer o médico deverá dar as instruções claras sobre a devida utilização do medicamento. Agora, porquê que não se devem partir os comprimidos? Os comprimidos não são homogéneos, ou seja, a substância presente neles não está distribuída de igual forma por toda a área do comprimido (faço-me entender?), o que quer dizer que ao partir em metade nada me garante que a quantidade de princípio ativo é a mesma em cada parte. Outro facto é que, dependendo da força exercida para partir o comprimido posso fazer com que ele se divida em mais do que dois pedaços, ou com que se vá "esfarelando" e acabo por perder quantidade de produto. Como tal arrisco-me a ingerir uma dose "x" que não posso quantificar! 

Os únicos comprimidos que poderão ser partidos são aqueles que se apresentam com uma linha ao meio. Mas deve-se sempre questionar o farmacêutico quanto a esse aspeto! 

5. Devo esmagar os comprimidos para uma melhor absorção?



NÃO! É mais um mito! Esmagar os comprimidos não acarreta benefícios nenhuns, muito pelo contrário! Pode fazer com que o princípio ativo seja absorvido mais rapidamente do que aquilo que deveria podendo acabar por causar intoxicações. O princípio ativo vem acondicionado no comprimido com aquela forma e aquele tamanho para permitir que seja absorvido no tempo certo, por isso não o esmagues porque o efeito não será mais rápido! Isto também se aplica às capsulas, não se deve abrir as cápsulas e tomar só o pó que lá tem dentro! 

6. Os genéricos não têm a mesma qualidade do que os medicamentos de "marca"!


MITO! Está provado que os genéricos têm exatamente a mesma qualidade, e são tão efetivos e seguros como os medicamentos de marca!

7. Posso deixar de tomar o antibiótico assim que me sinta melhor e guardá-lo em casa para outra ocasião?


NÃO! Este é um dos maiores erros, e o mais grave, no que toca à utilização de medicamentos, neste caso em concreto, de antibióticos! 

Primeiro é importante entender que os antibióticos só são receitados quando se trata de uma doença causada por bactérias (como o próprio nome indica), o que significa que não tem qualquer efeito em casos de vírus, por exemplo. Após serem receitados, os antibióticos têm de ser, obrigatoriamente, tomados durante toda o período prescrito pelo médico, mesmo que após 3/4 dias os sintomas comecem a desaparecer e comeces a sentir-te melhor! Quando começas a sentir-te melhor, significa que a carga bacteriana do teu organismo está a diminuir, mas não significa que "desapareceu" de vez! Se parares de tomar o antibiótico, vais fazer com que as bactérias se continuem a reproduzir e com que a carga bacteriana aumente de novo, voltando à sintomatologia que até então apresentavas! 

Este erro pode fazer com que as bactérias adquiram resistência aos antibióticos o que é muito grave e assustador! Por isso muito cuidado em cumprir exatamente a prescrição médica, tomando o antibiótico até ao final do período prescrito pelo médico e cumprindo os horários, que também é muito importante! 

Quero só chamar a atenção a mais dois aspetos: 

    1- Não te "automediques"! Isto pode trazer consequências muito graves para a tua saúde, principalmente se for com antibióticos como referi anteriormente! Por isso aconselha-te sempre junto do teu médico ou de um farmacêutico e cumpre as indicações que te forem transmitidas! 

     2- Não aconselhes medicamentos a familiares, amigos ou quem quer que seja, nem aceites essas indicações por parte dos mesmos! Para além dos perigos inerentes a esta situação, é bom que tenhamos em mente que "o que funciona comigo pode não funcionar contigo". Que a "causa da minha dor de cabeça/de barriga pode não ser a mesma que a tua". Que cada um tem o seu problema e que "o meu organismo não é igual ao teu". É bom que tenhamos isto em consideração antes de cometer um erro que pode não ter resolução! 

E foram estas as minhas dicas! Se quiserem informações mais detalhadas aconselho-vos a espreitarem o site da campanha Uso responsável do medicamento, que tem lá imensas informações sobre o tema! 

Espero que tenha sido útil!
 Beijinhos!
- Diii

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.