25 de Abril: Dia da Liberdade

25.4.17

Hello Awesome's!

Para alguns, hoje é um dia fantástico; é feriado, não tem de ir à escola/trabalho. Para outros, este dia é mais um dia, porque vão trabalhar e para eles já não tem tanto significado assim. Para muitos, este é um dia nostálgico, de tempos que muitos acham diferentes, de tempos de opressão, de tempos de medo, de tempos sem liberdade, de tempos sem glória para o povo.


O dia 25 de Abril de 1974 foi, para muitos, um dia de esperança. Esperança para o povo e para o País, esperança de que melhores dias virão. Para muitos, esse dia não teve o impacto falado, pois o conhecimento do povo era pouco e os meios de comunicação não era como agora. Recordo-me, de uma vez, estarmos reunidos e um senhor contar-nos que se lembra bem do dia da revolução. Ele estava no quartel, com muitos outros colegas da tropa, até que ouviram as sirenes tocar. Toda a gente se assustou, pois não sabiam o que estava a acontecer. Uns ficaram para saber, outros juntaram-se e conseguiram fugir, para junto das suas famílias, com medo que algo lhes acontecesse. Esse senhor foi um dos que fugiu. E fê-lo sem olhar para trás, pois o medo era tanto, quer por ele, quer por aqueles que lhes eram queridos. Só dias depois de ter chegado a casa é que soube o que aconteceu. Já o meu pai tinha 12 anos quando se deu o golpe de estado. Não se lembra de muito dessa altura. Recorda-se da rigidez que eram aqueles tempos. Quanto ao golpe de estado em si, o seu pai, na altura na França, soube primeiro que eles cá.
Este é considerado o "dia da liberdade". Mas, a questão que surge é "seremos realmente livres?".
Eu sou nova e muito não posso dizer sobre o que eram os tempos e o que são os tempos. Sei que mudaram e muito ! Umas coisas para melhor, outras talvez para pior, mas só aqueles que realmente passaram por aquele tempo é que o podem realmente dizer. Os livros ensinam-nos muito sobre o que a nossa história foi, mas só quem realmente sentiu na pele a opressão e a pobreza poderá realmente falar sobre a sensação de liberdade.

Quero só relembrar que Portugal pertence aos Portugueses e devemos sempre lutar por ele! É a nossa casa, a nossa terra, o nosso lar e por milhares de defeitos que tenha, merece o nosso carinho e que nunca desistemos dele, mesmo que aqueles que o governem desistam de nós!

Beijinhos,
- C'

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.