Regresso às Aulas | Ser saudável na universidade

5.9.17

Hello Awesome's! 
Hoje venho falar-vos de algo que pode ser um pouco "mais do mesmo", mas o facto é que penso que falar do assunto nunca é demais. E porquê? Porque por muito que digamos: eu vou manter hábitos saudáveis na universidade, tal nem sempre acontece. Desta forma, decidi trazer-vos algumas dicas que me ajudaram a ser um pouco saudável na universidade.


O "não ser saudável" não reside no facto de ingressar na universidade. O problema está, muitas vezes, nas responsabilidades que nos são impostas (e que fazem muita falta pois preparam-nos para a vida "adulta") e que muitas vezes não conseguimos gerir bem o tempo para dar resposta a tudo. 
Por isso, acabamos por deixar de lado aspetos muito importantes, como a prática de exercício e a alimentação. Desta forma, decidi trazer-vos algumas dicas para não nos esquecermos destes pormenores tão importantes! 


EXERCÍCIO FÍSICO

Grande parte dos cursos não tem aulas de educação física como acontecia até a secundário. Assim sendo, a correção disto fica a nosso encargo. E, acreditem, é deveras importante! Há uma enorme tendência para o sedentarismo, dado que passamos o dia sentados nas aulas, chegamos a casa e sentamo-nos a estudar, passamos para as cadeiras da cozinha à hora do jantar e, quando queremos relaxar, sentamo-nos no sofá a ver televisão ou na cama a ler. 
Por isso, para continuar a prática de exercício, podemos: 
  • Pesquisar os ginásios locais: façam uma pesquisa online ou perguntem a colegas que sejam da região se conhecem algum ginásio. 
  • Pesquisar ginásio universitário: não sei se todas as universidades são assim, mas conheço algumas universidades que tem ginásio próprio. Dêem uma vista de olhos, pois estes costumam oferecer preços mais simpáticos. Ou, se a vossa universidade não tem ginásio, perguntem a ver se porventura tem parceria com algum ginásio local. 
  • Encostem-se a alguém que também queira fazer exercício: Se gastar dinheiro não é uma opção, porque não juntarem-se a alguém e irem fazer alguma coisa? Eu, por exemplo, juntei-me à minha colega de casa e iamos, todos os dias, caminhar durante uma hora. Além disso, tenho colegas meus que se juntavam em grupo e iam correr... Tenho a certeza que há sempre alguém para vos acompanhar. 
  • Vão correr/caminhar sozinhos: se porventura não tem alguém, podem sempre ir sozinhos. Atualizem a vossa playlist e aproveitem para descontrair um pouco. 
  • Home Made Gym: Está a chover e não podem ir para a rua? Façam do vosso quarto um pequeno espaço de exercícios e estiquem um pouco as pernas.

ALIMENTAÇÃO


  • Leva apenas comida saudável: Se vais viver para fora da tua residência habitual, procura levar apenas comida saudável contigo. Desta forma, não terás estímulos negativos contigo que te possam cometer pecados. 
  • Procura alternativas saudáveis à cantina: Nem todas as universidades são assim (espero eu), mas das poucas que conheço, a comida não é muito saudável. Imensos fritos, sopas cheias de gordura, etc etc. No entanto, há sempre ofertas mais saudáveis, como pratos de grelhados, saladas, etc. 
  • Prepara as tuas refeições: uma alternativa à anterior é preparares as tuas próprias refeições. Desta forma, poderás preparar refeições mais saudáveis. No entanto, nem sempre o tempo o permite, pelo que podes, por exemplo, preparar ao jantar um pouco mais para chegar para o almoço no dia a seguir. (Implementei esta opção nos últimos dois anos e, para além de comer melhor, também poupei imenso dinheiro!) 
  • Prepara sopa e leva para a semana: Comer legumes é outro aspeto esquecido, pelo que uma sugestão é, no domingo antes de irem, preparam uma panela de sopa e levam convosco. No frigorífico, esta aguenta-se uns dois/três dias, tendo então uma boa entrada para o jantar. 
  • Evita fast foods: Por muito tentador que seja, evita as cadeias de fast food. Queres ir jantar com os teus amigos? Porque não se reúnem na casa de alguém e fazem o jantar? É mais barato, satisfaz mais e pode ser bem mais saudável. 
E voilá! 
Aqui estão algumas dicas para serem um pouco mais saudáveis na universidade. No entanto, há muito mais que podem fazer. Acreditem, com o tempo vão aprender! 

Para quem já é universitário, que dicas podem dar para os caloiros serem saudáveis? 

Beijinhos,
-C'

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.