Regresso às Aulas | Material Escolar para a Universidade

9.9.17

Hello Awesome's!
Para quem frequentou a universidade, o quão difícil foi, para vocês perceber/acertar com o material essencial para sobreviver ao ano escolar? Para mim, foi um puzzle um bocado complexo e só no meu terceiro ano é que praticamente entraram nos eixos (o que é péssimo, né?).


Mas, bem, se estão a caminho da universidade ou se já lá estão e (tal como eu) não sabem bem o que comprar, hoje trago-vos uma lista de algum material que vos poderá dar jeito.
Antes de avançar, queria sublinhar que esta lista tem por base a minha experiência, pelo que a vossa experiência pode levar a que, depois, adaptem o vosso material à vossa realidade. Além disso, também vai depender do vosso curso/área, da própria universidade e dos vossos gostos.
Outra coisa que pode influenciar o material escolhido é o vosso método de estudo!


Antes de começar a lista, um aspeto a ter em atenção é o material que algumas universidades/cursos referem. Por norma, se isso existir, deve haver algum documento que refira esse mesmo material. Procurem no site da universidade, nas plataformas moodle ou até mesmo junto da associação de estudantes (eles podem saber). O meu curso tem algum material especifico que devemos ter connosco (como fita métrica, tesoura...) e há um documento sobre isto. Por isso, vejam se existe algo associado ao vosso que seja preciso comprar.

E sem mais demora, vamos a isto:
1. Pasta de Arquivo Larga

Uma das coisas que vi em toda a gente (rapazes incluídos) são dossiers de arquivo largos. Vocês podem usar isto para organizar todo o material das disciplinas, desde apontamentos, material de apoio, sebentas, etc. 

2. Pasta de Arquivo Fina
Imaginem-se, a meio do ano, a andar com aquelas pastas largas cheias de papéis... Não é muito prático, pois não? É aqui que entra a pasta fina. Qual é a ideia para ela? Aqui colocam apenas o material do dia e/ou das últimas aulas das diversas disciplinas (pouca coisa) e, no final da semana, organizam tudo nas pastas largas. Assim andam com pouco peso e mantém sempre as coisas minimamente organizadas.
Dica de Estudo: Uma coisa que podem fazer é dar uma leitura breve da matéria e passar os apontamentos a limpo neste processo de organizar o material.

Associado a estes dois materiais podem comprar separadores ou fazer os vossos próprios.

3. Folhas vs. Caderno 

Para tirarem apontamentos nas aulas, vão precisar de folhas. Se quiserem, podem comprar resmas de folhas, colocam algumas limpas na vossa pasta fina e depois vão usando conforme necessidade. Se quiserem, também podem usar um caderno e depois passar a limpo para folhas ou caderno (depende do vosso gosto pessoal). Eu usei caderno no primeiro ano e não resultou. A meio do ano deixei de o usar, estava uma completa gatafunha e não era nada prático. A vantagem de usar folhas era que andava apenas com uma coisa (pasta + folhas) e tornou-me muito mais organizada, porque eu tinha de obrigatoriamente de organizar as folhas. Mas esta parte aqui é completamente ao vosso gosto e aquele que se adapta melhor a vós.
Outro: Uma amiga minha, em vez de escrever em folhas, utilizava o seu tablet (que tinha teclado físico). É também uma opção. No entanto, alguns professores podem não permitir tecnologias na sala de aula (tive professores assim).

4. Canetas e Lápis

Este é outro ponto completamente preferencial. Vocês escolham o que quiserem e o que gostarem. Para mim, nas aulas, bastava uma lapiseira e a borracha. E mesmo a escrever sempre com a mesma coisa, não apanhava tudo. Mas, quando passava as coisas a limpo, gostava de por tudo catita e colorido. São opções. De qualquer das maneiras, faz-vos falta algo com o que escrever.

5. Marcador Fluorescente

Apresento-vos o vosso novo melhor amigo: o marcador fluorescente (ou não). Seja em sebentas, material de apoio, ou até para sublinhar apontamentos; isto vai dar muito jeito para dar destaque ao mais importante (não, não é à página inteira 😜).

6. Post-It
Este é completamente opcional. Podem usar ou não. Eu usava daqueles pequeninos de plástico para marcar folhas em sebentas e material de apoio, facilitando na hora de estudar.

7. Agenda vs. Caderno A5

Novamente, este material é opcional e de acordo com aquilo que se adapta a vocês. No entanto, dá jeito ter algo que vos organize a vida. Entre frequências, exames, entrega de trabalhos, apresentações, reuniões de grupo, atividades extra-curriculares, workshops, formações, etc., vocês poderão ter muita coisa marcada e é fundamental ter algo que vos ajude a andar a par da cena. Nos meus dois primeiros anos, eu optei por usar um caderninho. Tinha sempre comigo, escrevia o que precisava e funcionava muito bem. Mas sentia que faltava algo e decidi fazer a minha própria agenda. Vejam e testem aquilo que melhor dá resposta à vossa realidade.

E voilá!
Embora poderão surgir outras coisas que vos façam falta, com isto já poderão sobreviver por uns bons tempos.
Podem adquirir o vosso material escolar na staples, nos hipermercados, na note.it, papelarias locais e muitos outros locais. 

Gostam de comprar material novo?
Qual é aquele material indispensável para terem sucesso?

Beijinhos,
- C'

12 comentários

  1. Boas dicas! Eu também não ando com os cadernos ou dossiers atrás, é mais fácil levar apenas umas folhas ou só um caderninho para apontamentos.
    Beijinho**

    https://tinygirlreviews.wordpress.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Sim, bem verdade ! E eu também acho que chegamos a uma altura que nem paciência temos para andar com as tralhas atrás :P
      Beijinho*

      Eliminar
  2. Isso depende muito de curso para curso, na maioria basta um caderno por semestre e já é muito ahah

    www.ayellowrain.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá !
      Sim, claro :) Haverão cursos que exigirão outro tipo de material, outros que quase que nem se precisa :P
      Bem, claro que um caderno por semestre chega ahahah tive semestres assim... Mas, no meu caso, depois andei a penar sem apontamentos xD
      Beijinho*

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Olá !
      Sim, são ! Ajudam imenso a organizar as coisas ;)
      Beijinho*

      Eliminar
  4. Também apontei as mesmas dicas :)
    xoxo
    www.prettyinpink.pt

    ResponderEliminar
  5. também costumo aplicar estas dicas de usar capa mais fina e depois arquivar numa mais larga (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá !
      É uma boa dica para poupar no peso, não é?
      Bom regresso às aulas :)

      Eliminar
  6. Gostei das dicas. Eu sou bem simples, o meu material do básico, secundário ou da universidade não mudou muito, ou melhor não mudou em nada (tirando as mochilas). Uma coisa que fiz e muito no tempo da faculdade era para além de andar carregada com os cadernos e livros/ sebentas etc, também andava com algumas folhas soltas, para escrever e apontar tudo e mais alguma coisa para depois passar a limpo para os respetivos cadeinos :)
    *XoXo
    Helena Primeira
    Helena Primeira Youtube
    Primeira Panos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá !
      Isso é impressionante ! Pelo menos, é para mim, que andei os dois primeiros anos a tentar perceber o que melhor funcionava comigo.
      Obrigada pela partilha !
      Beijinhos*

      Eliminar

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.