Queimaduras: O que fazer

13.2.18

Hello Awesome's! 
Hoje tardei, mas cheguei! Lamento por isso, mas apanhei uma constipação descomunal que me deixou de caixão à cova. Aquilo que vos venho falar hoje, embora seja da área da saúde, não está relacionado com o meu problema atual. Porém, é algo que pode acontecer. E o que é? Queimaduras
Quantas vezes mandamos ali um toquezinho e nos queimamos? E quantas vezes atuamos de forma errónia porque era o que os antigos diziam? Bastantes...


A pensar nisso, hoje falo-vos um pouco sobre queimaduras.
Tal como referi, as queimaduras são acidentes que podem acontecer facilmente na nossa residência com uma simples distração. Uma curiosidade: os acidentes domésticos são a maior causa de queimaduras e, nas crianças, as lesões por queimaduras estão entre as principais causas de morte. Desta forma, especialmente para quem tem crianças em casa, é fundamental prestar maior atenção a pequenos aspetos que podem evitar grandes catástrofes. 
 Então o que são as queimaduras? 
Segundo a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (2006), a queimadura é uma lesão provocada pelo calor resultante da exposição a agentes térmicos, químicos, eléctricos ou radioativos.



Todas as queimaduras são queimaduras, mas podem ser classificadas em categorias especificas que condicionam os nossos cuidados face à queimadura que temos à nossa frente. Quando classificamos face ao agente causal, temos: 
  • Origem térmica: pode ser, por exemplo, por chama direta, uma fonte de calor ou líquido a ferver. Neste caso, devemos afastarmo-nos da origem e colocar em água fria corrente. A água ajuda no alivio da dor, como também ajuda a diminuir a temperatura. Esqueçam as manteigas, pastas dos dentes, cafés, e outras mezinhas que ouviam, pois estas coisas podem trazer outros problemas como infeções no local ou mesmo piorar a queimadura. Depois de bem lavada, colocar uma compressa humedecida sobre a região e remover acessórios, como anéis, pulseiras ou roupa, que se tenha ao redor da queimadura pois aquela área tem tendência a inchar. Em caso de a vítima estiver "a arder", nada de correrias. Deve-se deitar no chão e rebolar, bem como envolver num cobertor. Após extinguido, remover todas as roupas e adornos. Se as roupas tiverem coladas, devem ser cortadas e removidas apenas aquelas que não estejam coladas. 
  • Origem química: um exemplo de agente causal são alguns produtos de limpeza. Neste caso, deve-se remover tudo que possa permitir a propagação do agente e colocar a pele em água fria corrente por uma boa meia hora. Uma boa opção é colocar no duche (com roupa) e lavar bem com água fria e tirar a roupa a seguir. Tal como no anterior, remover acessórios. Peça ajuda especializada!, principalmente se uma das áreas afetadas foi o rosto (e em especial os olhos). 
  • Queimaduras eléctricas: tomadas, fios eléctricos soltos ou um relâmpago podem ser agentes causais neste tipo. Neste caso, não toquem na vitima se ainda estiver em contacto com o agente causal, desliguem a corrente eléctrica, avaliem a pessoa e chamem por ajuda! 
Quero ainda sublinhar que em qualquer um dos casos, antes de fazermos seja o que for, devemos ver se o ambiente circundante à vitima e se tocar na vitima é seguro, pois se não houver segurança suficiente, podemos ter duas vitimas em vez de uma. Por isso: vejam bem as condições de segurança antes de fazer seja o que for! 
Outra coisa é: evitem o algodão! Tal como disse anteriormente, o algodão pode deixar fios na feridas bem como pode colar às mesmas! 
Tal como disse acima, as queimaduras também podem ser radioativas, no entanto não abordarei estas dado que não costumam ocorrer em ambiente doméstico. Porém, espero que, caso estejam num local onde estas possam acontecer, que vos seja informada os devidos meios de segurança. 
 Para além do agente causal, as queimaduras também podem ser classificadas quanto à profundidade, sendo então: 
  • 1.º Grau: atingem a camada mais superficial da pele, causando vermelhão, dor, inchaço, pele quente e, eventualmente, feridas ligeiras. Poderá também aparecer bolhas. É uma queimadura que necessita dos cuidados básicos, tais como: colocar em água corrente e manter a pele hidratada (com creme hidratante ou pomadas próprias para queimaduras). 
  • 2.º Grau: existe o comprometimento da camada mais superficial e intermédia da pele. Provocam uma dor intensa e surgem bolhas no local. Ocorre igualmente o vermelhão e inchaço. Estas já exigem um olhar mais profissional. Os cuidados dependem da extensão da queimadura, ou seja, se é mais superficial ou se mais profunda. 
  • 3.º Grau: são as queimaduras mais graves, dado que atingem os tecidos mais profundos. Neste caso não há dor, dado que as terminações nervosas existentes na pele já foram destruídas. A pele fica carbonizada ou esbranquiçada. Deve ser levado imediatamente a serviços médicos. 
Quero apenas sublinhar que as bolhas não devem ser arrebentadas!


Então, para resumir: 
O que se deve fazer em caso de queimadura? 

  • Interromper logo o contacto com o agente causal; 
  • Aplicar água fria corrente no local queimado; 
  • Se a pessoa estiver em chamas, enrolar num cobertor e deitar; 
  • Retirar a roupa. Se esta tiver colada, cortar e nunca remover as partes coladas; 
  • Cobrir as queimaduras com um pano limpo; 
  • Procurar um médico caso: a queimadura seja de grande profundidade se não souber definir a gravidade se a queimadura tiver atingido o rosto, boca/garganta se após vários dias não começar a cicatrizar, se for uma queimadura de origem química, se for uma queimadura de origem eléctrica (pois embora muitas vezes não apareçam feridas externas, pode haver comprometimento de órgãos internos). 
O que não deve fazer?

  • Aplicar manteigas ou outro tipo de gorduras à queimadura. 
  • Tentar neutralizar queimaduras químicas com outro produto que se tenha ouvido. 
  • Não toquem nas queimaduras, principalmente se a pele estiver a levantar. 
  • Não arrebentem as bolhas. 
  • Não usem material felpudo ou algodão nas queimaduras. 
  • Não usem gelo, pois pode piorar a queimadura. 
  • Em queimaduras eléctricas, não toquem na vitima sem eliminar o agente causal! 
O que posso fazer para prevenir? 
  • Evitar manipular produtos inflamáveis próximo de fontes de calor (por exemplo, fumar enquanto atestamos o combustível); 
  • Verifica sempre que o gás está bem fechado, principalmente antes de ir dormir e sair de casa; 
  • Álcool e fogueiras não combinam; 
  • Evita fumar na cama, ou noutro sitio qualquer onde estejas deitado; 
  • Mantém fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças; bem como produtos de limpeza ou outros que possam provocar queimaduras químicas (ou mesmo intoxicações); 
  • Procura cozinhar nas bocas mais próximas da parede e coloca sempre as asas para dentro do balcão; 
  • Evita toalhas de mesa muito compridas (pois as crianças podem puxar e cair-lhes algo quente em cima); 
  • Verificar sempre a temperatura da água do banho (em especial para as crianças); 
  • Procurar instalar tomadas com protetores; 
  • Atenção a cabos eléctricos espalhados pela casa... Tê-los sempre bem guardados e que não andem soltos pelo chão; 
  • Criar uma espécie de regra de "não se brinca na cozinha", bem como junto a lareiras e aquecedores; 
  • Evitar crianças ao colo, nem que seja para um simples virar água a ferver dentro de uma panela; 
  • Após passar a ferro, coloque o ferro num sitio longe do alcance das crianças; 
  • Quando manuseiam produtos químicos, ter em atenção às medidas de segurança (como usar luvas, por exemplo); 
  • Em especial para os adultos que andam sempre a correr, sempre que manuseiam algo mais quente (ferro de engomar, prancha de alisamento, forno, etc), foquem-se realmente naquilo que estão a fazer. (Não façam como eu, que quero fazer as coisas a correr e depois dá asneira). 
 E voilá! 
Peço desculpa pelo longo post, mas não estava à espera que saísse tão grande. Ainda assim, compreende-se. Afinal, há tanto tipo de queimadura que exigem cuidados específicos... 

O que costumam fazer quando se queimam em casa?

Beijinhos,
- C'

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.