Home Made Gym

13.1.17

Hello Awesome's
Sim, eu sei, o ano novo já lá vai. Mas os pensamentos de "novo eu..." ainda cá se mantém. No ano passado tinha a ideia de tentar fazer mais exercício. Ainda durou uns mesinhos, mas regressou novamente a ideia. Por isso, este ano regressa o desejo de praticar mais atividade física (e, por favor, que passe à prática em vez de se manter num desejo!).
O problema é que, com os horários inconstantes e a carteira manter-se meia vazia, as idas ao ginásio ficam em stand by. Mas isto não é impedimento para ficar alapado em casa! Não senhora!
A pensar nisto, hoje trago-vos uma espécie de "ginásio em casa", ou simplesmente formas de poderem fazer desporto sem ir a um ginásio.


Fazer exercício com regularidade é deveras importante, não apenas para termos aquela silhueta invejável, mas também porque é importante para a saúde, quer física, quer mental. O sedentarismo é um dos fatores de risco para múltiplas doenças! Assim, temos como vantagens da prática regular de exercício físico: 
  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares, de alguns cancros e diabetes tipo 2. 
  • Melhoria no metabolismo de glicose, da redução de gorduras e da diminuição da tensão arterial.
  • Melhora o sistema musculoesquelético (postura; crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis, p. ex) 
  • Ajuda no controlo do peso corporal 
  • Promove o bem-estar psicológico - reduz o stress e ansiedade.
Mas qual é a quantidade de exercício necessária para melhorar e manter a saúde? O ideal seria 30 minutos diários de atividade moderada; sendo que para perda de peso poderá ser necessário, por exemplo, fazer 3 vezes por semana em vez de 30 minutos, fazer 60 minutos.
O problema é que, embora o ginásio/piscina/outro estabelecimento que ajude na perda de peso possa trazer alguma motivação e facilite na hora de praticar exercício, nem toda a gente tem possibilidades económicas para deslocar-se a algum destes estabelecimentos mencionados.
A pensar nisso, eis algumas sugestões para prática exercício "em casa":
  • Em dias que não chova, podem aproveitar o ar livre e ir correr. Porém, se estão meios enferrujados, aconselho a começar por caminhadas e ir progredindo para caminhadas com períodos de corrida e, por fim, corrida. Não comecem logo à bruta. A probabilidade de desanimarem mais rápido é maior. Outra sugestão dentro da corrida é para aqueles que vivem perto da praia. Em dias em que se sintam confortáveis, vão correr na areia. Esta faz mais atrito, o que aumenta o nível da coisa 😉
  • Ainda sabem saltar à corda? Então peguem naquela corda velha e toca a saltar 😜 Para quem tem jardim, é porreiro porque nem precisa de sair de casa. Ou, se quiserem ser ainda mais xpto, podem fazer como eu e saltar mesmo dentro de casa (atenção, eu tenho espaço para fazê-lo. Não se aleijem!). Não tem corda? Podem optar por comprar uma (e há várias opções no mercado que tem uns toques extra para ajudar) ou se conhecerem alguém que trabalhe numa fábrica, peçam-lhes um pouco de colarete e façam uma trança bem grossa (não é chique, mas também dá para saltar).
  • Vives num sítio com um lance de escadas com um bom número de degraus? Podes também aproveitar e subir e desce-los várias vezes. Mas cuidado: se forem poucas escadas, estar sempre a subir e descer seguido, pode dar voltas ao cérebro (sei que é estúpido, mas já me aconteceu de ficar tonta de tanto subir e descer). 
  • Para além disto, podes fazer alguns exercícios localizados. Para tal, podes procurar inspiração em sites como youtubepinterestinstagramtumblr e dou-vos também a conhecer o fitnessblender. Este site reúne vários exercícios em vídeos simples e organizados. Basta colocar os filtros na coluna ao lado e começar. Aproveito e deixo-vos alguns gifs para inspiração:


Os exercícios com pesos acima mostrados podem ser realizados sem pesos.
Aproveito para lembrar que, obviamente, estes exercícios poderão não ter o mesmo impacto que os exercícios praticados em ginásio, dado que não temos o mesmo equipamento. Porém, já ajudam muito mais do que estar parado.
Uma ideia para arranjarem uns pesos (e pode ser uma ideia parva, porque não tentar?) é pegarem numa garrafa (de 1L ou de 1,5L), encherem de água ou areia e usarem como peso. Eu experimentei (prendi um cordel à volta do gargalo e pendurei nos pulsos) e bem que fez um pesozito em alguns exercícios.
  • Outra coisa que podem fazer é pegar num amigo/familiar e ir dar uns toques na bola. Claro que também podem fazer sozinhos, mas levar companhia sempre motiva um bocado ;)
  • Mudar pequenos hábitos no dia-a-dia também pode ajudar. Caminhar para o trabalho e dizer "não" aos elevadores e escadas rolantes, por exemplo.
  • Porém, se não for possível caminhar para o trabalho (porque é muito longe), podem sempre ir de carro, estacionar uns 10/15/20 minutos mais longe e ir a pé a partir daí.


 Muito importante: Não esquecer de beber muita água! E, claro, fazer sempre aquecimentos.


E acima de tudo:

Lembra-te que o importante não é ter um corpo invejável, mas é ser-se saudável!

Costumas praticar exercício físico regular?
Se não, esta é uma das tuas resolução de 2017?
Beijinhos,
- C'
(imagens retiradas do tumblr)

0 comentários

Todas as fotografias e textos apresentados no blog são da nossa autoria, exceto quando assinaldas as fontes. Como tal, é proibido o uso de qualquer material do blog sem a nossa autorização.

Não nos responsabilizamos por consequências ou prejuízos que possam acontecer pelo uso de qualquer produto ou sugestão recomendados por nós nos posts do blog. Porém, caso ocorra algum problema, estamos disponíveis para ajudar na procura de uma solução.

A nossa opinião é imparcial e sincera, não sendo influenciada pelo facto do produto ser comprado por nós ou associado a alguma parceria.